terça-feira, março 20, 2007

Pense como os grandes e terá boas chances de ser como eles.

Abaixo alguns trechos da entrevista coletiva de dois Recordistas Mundiais Brendan Hansen (100 e 200 peito) e Aaron Peirsol (100 e 200 costas)que vão estar em Melbourne para o Mundial de Natação. Leia com atenção e veja como pensam os campeões.





A uma semana do início das provas de natação do Campeonato Mundial de Melbourne, trazemos as impressões dos americanos recordistas mundiais Brendan Hansen (100 e 200 peito) e Aaron Peirsol (100 e 200 costas) sobre o campeonato, o país, os treinamentos e outros pontos em uma coletiva realizada na semana passada nos Estados Unidos.



BRENDAN HANSEN
Comparando a performance da última temporada com as expectativas para o Mundial
"Há muito o que comparar. No ano passado, fui o único membro da minha equipe que não bateu um recorde mundial. Eu estava motivado, mas acabei triste. Agora, é uma diferente época do ano para um grande campeonato e uma viagem muito longa. Me sinto mais forte e estou uns dois quilos mais pesado do que na temporada passada. Pelo menos fisicamente, acho que estou melhor. Agora, é trabalhar o lado mental".
Sobre a adaptação ao fuso horário
"Muitos nadadores da nossa seleção são veteranos. A natação americana faz um bom trabalho de adaptação para que possamos render nosso melhor. Isso (o fuso horário) não será desculpa para ninguém. Teremos mais experiência em nos acostumar a um fuso horário diferente visando os Jogos de Pequim".
Sobre o domínio da seleção americana masculina
"Há um sentimento de orgulho. Isso se deve à atmosfera do time. Quando nos juntamos, há camaradagem e orgulho. Quando eu encontro os caras, sempre nos motivamos uns aos outros. Acho que esse é o motivo de termos sido tão bem sucedidos até agora. Vamos continuar fazendo isso".
Se a falta de outra seleção forte causa desmotivação
"Não acho que, como um time, nós pensamos nos outros times. Nos preocupamos em competir, mas não nos importamos quem é o segundo melhor time. Apenas nos motivamos. Se alguém vai lá e bate um recorde mundial, fico pilhado. É a nossa mentalidade. O fato de não haver outra potência não é razão para ficarmos desmotivados".
Quem é seu maior concorrente em suas provas
"Há muitos grandes competidores. Apenas eu sei o que fiz na temporada passada, e desde os Jogos Olímpicos tenho sido o alvo de muita gente. Há muitos caras bons, incluindo Eric Shanteau. No final das contas, serão os mesmos competidores, como Brenton Rickard nadando em seu país. Será uma batalha, mas isso que é o legal no esporte. A disputa é a parte boa".
Sobre ficar motivado depois de dominar o nado de peito
"Decidi me cercar de pessoas que não me deixam desanimar. Não é da minha personalidade, mas das pessoas com quem treino todos os dias. Eles acreditam no seu potencial, e tentam me vencer para alcançar um novo nível. Foi uma decisão que tomei, e tem funcionado muito bem".
Sobre estar cercado de grandes nadadores veteranos
"Eddie Reese tem uma boa frase: você não leva a natação, a natação que leva você. Quando você está cercado por pessoas com mesmos objetivos e mentalidade, você compete com muito mais confiança. É importante ter outros caras para te puxar".
Se Michael Phelps é o maior nadador da história
"Acho que é difícil dizer que alguém é o maior nadador da história. A melhor maneira para mim de descrever Michael Phelps é que ele tem muita raça. Quando ele está pressionado é que ele rende. Isso é o que faz dele um grande nadador. Com tantas áreas e categorias diferentes na natação, não acho que é certo rotular alguém como o melhor nadador da história. Provavelmente há alguém de 12 anos por aí que será melhor em alguma coisa".
Sobre as vantagens e desvantagens de nadar na era Michael Phelps
"Ele elevou nosso time. Quando você compete contra o melhor, você melhora. Quando joguei golfe uma vez com um profissional, tive minha melhor performance. As crianças estão vendo como somos bem sucedidos. Uma das qualidades de Michael é que ele não liga pra essa coisa de estrela. Quando ele se junta a nós, ele é uma pessoa normal. Ele se orgulha muito do nosso time. Estou nadando mais rápido porque pensamos da mesma maneira e estamos no mesmo barco. Isso é muito legal".

AARON PEIRSOL
Se esse Mundial é um indicador para Pequim
"Acho que é e não é. De um lado é, pois nessa época do quadriênio, muita gente começa a aparecer. Veremos muito nesse campeonato. Por outro lado, falta um ano e meio para a próxima grande competição. No nosso time, todos somos mais ou menos veteranos no esporte. Todos já mostraram que podem estar por aí por um longo tempo".
Sobre as dificuldades do treinamento de Eddie Reese
"Muito do que temos treinado é semelhante ao que fizemos no ano passado. No ano passado, foi bem pesado. Não posso dizer se foi muito em termos de quantidade, mas a qualidade foi a melhor desde que cheguei aqui. A maneira que temos nadado como time é bem melhor. Nós progredimos. Parece estar funcionando bem melhor".
Sobre a adaptação ao fuso horário de Pequim
"Temos um ano e meio de treinamento para nos prepararmos para Pequim. Se isso não é tempo suficiente, não sei o que é".
Sobre o Mundial não ser no verão (americano)
"A única coisa que muda é que teremos que arrumar outras competições no verão. Com isso, temos a chance de nadar mais competições e fazer um circuito. Competir várias vezes, e não apenas uma grande competição. Acho que isso vai nos beneficiar. Quando você foca muito em uma competição, você não faz muito além dela".
Se a seqüência de vitórias nos 200 costas traz muita pressão
"Não vejo como pressão. Apenas vejo como um ano de cada vez. Tento melhorar e melhorar. As pessoas tentam me alcançar, e isso é uma motivação. Sei que chegará uma hora que não conseguirei nadar mais rápido. Se eu chegar a 10 anos antes disso, posso me aposentar".
Sobre o domínio da seleção americana masculina
"Temos muita experiência, e isso ajuda. Muitos dos nadadores estão por aí desde 2001. Se você conseguiu uma ou duas vezes, pode conseguir de novo. Após isso, é ser consistente. Conseguir pela primeira vez é o mais difícil".
Se a falta de outra seleção forte traz desmotivação
"A Austrália provavelmente virá forte, e haverá bons times europeus. Para nós, o objetivo é sempre melhorar com nossa juventude e experiência. É divertido ser parte disso. Posso me sentar, assistir a competição e me divertir".
Se ele já conversou com o time sobre nadar uma grande competição na Austrália
"Amo aquele país. Não há muito o que falar, exceto que a população é menor que na Califórnia. O que eu digo para as pessoas é que temos que ir lá com tudo. Temos muitos jovens que vão gostar da viagem. É um país que ama a natação. É divertido estar em uma atmosfera como aquela. Muitas pessoas sabem que a natação está lá. É algo que estamos tentando mudar nos EUA, mas já está lá na Austrália".
Se Michael Phelps é o maior nadador da história
"Você pode dizer que ele é o maior nadador da história. Para mim, certamente ele é um dos mais visados por ser tão completo. Ele é o nadador mais completo que já vi. Me lembro de assistir Ian Thorpe, e foi uma das coisas mais bonitas que já vi na minha vida. É difícil descrever. Vejo o que um nadador faz na água como uma coisa artística. Algumas pessoas têm estilos muito bonitos. Por ser tão completo, você pode dizer que Michael é o maior nadador da história".
Sobre as vantagens e desvantagens de nadar na era Michael Phelps
"Há 10 anos, Tiger Woods apareceu no golfe e elevou o nível do jogo. A partir de então, todos tentam alcançá-lo. Michael elevou a natação. Quando quebrei o recorde mundial dos 200 costas, houve algumas vezes que eu relaxei. Então ele apareceu e me fez nadar mais forte. Ele faz isso contra todos que ele nada. Ele é um nadador e competidor fantástico, mas ninguém do time americano aceita ceder o primeiro lugar. Para vencer Michael, você precisa ganhar a medalha de ouro. Mas ninguém desistiu. As pessoas perceberam que podem ser qualquer coisa se quiserem. Certamente, Michael fez algo para o esporte que não era feito há muito tempo".












Escrito por Daniel Takata Gomes do excelente Blog Raia-Quatro-News

Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics