segunda-feira, abril 23, 2007

Abaixo do minuto

Abaixo do minuto - provas masculinas
A barreira do minuto, em qualquer prova, é uma barreira mítica. O lendário Johnny Weissmuller é igualmente famoso tanto por ter feito o papel de Tarzan no cinema quanto por ter sido o primeiro homem a nadar os 100m livre abaixo do minuto. E nem precisamos nos remeter aos grandes campeões olímpicos. Mesmo hoje em dia, quem não esquece da primeira vez que nadou abaixo de um minuto, qualquer prova que seja, qualquer categoria que seja? Todos sabem que 1:00.00 é beeeem diferente de 59.99. Por isso, trazemos aqui a história dos nadadores que pela primeira vez conseguiram nadar na casa dos 59 segundos em suas especialiadades.
100m livre masculino
Esqueçam Mark Spitz. O também americano Johnny Weissmuller (foto) foi o maior nadador da história. Sim, Spitz teve a maior performance de todos os tempos nas Olimpíadas de Munique/1972. Mas pelo pioneirismo, domínio e conquistas, ninguém jamais superou aquele que se consagraria como o Tarzã dos cinemas. Em duas Olimpíadas (1924 e 1928), foi cinco vezes medalha de ouro na natação e ainda beliscou um bronze no pólo aquático. Em 10 anos de carreira, jamais foi derrotado em uma prova sequer, em provas tão variadas como 50 jardas, meia milha e provas de costas. Foi um inovador do estilo crawl. Conquistou 52 vitórias em campeonatos nacionais, um recorde que parece ser eterno. Foi o primeiro a nadar os 400m livre abaixo dos 5 minutos.
Parece ser o suficiente? Mas o feito mais marcante de Weismuller ainda não foi listado. No dia 9 de julho de 1922, aos 18 anos, na piscina de Neptune Beache em Alameda, se tornou o primeiro nadador da história a nadar os 100m abaixo de um minuto. Com 58.6, abaixou a marca que pertencia a outra lenda da natação, o havaiano Duke Kahanamoku, então bicampeão olímpico. Entre 1912 e 1922, Kahanamoku dominou a prova e era o mais cotado para superar a mágica barreira. Havia feito 1:00.4 nas Olimpíadas de 1920. Na época, recordes mundiais eram homologados em piscinas de qualquer tamanho, de 25m para cima. E naquela Olimpíada, Kahanamoku nadou em uma piscina de 100m! Certamente, com uma virada, poderia ter baixado do minuto. Mas dizem que o destino escreve certo por linhas tortas. Não poderia haver ninguém melhor para conseguir a marca do que Johnny Weissmuller.
Uma curiosidade: em 1930, aos 40 anos, Kahanamoku finalmente nadou abaixo do minuto nos 100m livre. E em uma piscina de 100 metros!
Post do ótimo RAIA QUATRO NEWS

Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics