quinta-feira, abril 19, 2007

Kim Mollo - Seleção da 1a Região

Hoje foi realizado a Reunião Técnica para a convocação dos atletas que vão compor a Seleçao da 1a Região para a disputa do Troféu Kim Mollo - Inter Regiões. Podemos antecipar a ótima participação do Paineiras com 13 atletas convocados, atraz apenas do Pinheiros (20 atletas) e Corinthians (14 atletas), mais o Treinador Tatá. Aguardem que estaremos publicando fotos e nomes de nossos atletas na seleção. Parabéns a todos.

2 comentários:

Anônimo disse...

PARABENS A TODOS OS TECNICOS E ATLETAS.
E PARA O TATA BOA SORTE COMO TECNICO DA PRIMEIRA REGIÃO.
ABRAÇOS A TODOS
ROSE ADDE

Anônimo disse...

Priorizando performance durante o processo
Alex Pussieldi
Publicado em 18/08/2003

Por Suzie Tuffey Riwewald, Diretora do Departamento de Psicologia da USA Swimming, artigo publicado no Jornal da NSCA´s Performance Training Journal edição de agosto de 2003, tradução de Alex Pussieldi.

Mesmo a técnica sendo algo muito importante, é mais do que sabido que a maioria das grandes performances esportivas são produtos do resultado obtido em coisas como tempo, lugar ou pontuação. Por conta disso, existe uma inclinação natural na concentração do atleta no seu resultado final.

Tanto em treino como competições, atletas se concentram no produto final das suas performances e não no que eles precisam fazer para chegar lá. Por exemplo, os nadadaores estão mais concentrados em nadar mais rápido e não propriamente nadar com a correta execução biomecânica.

Todo mundo concorda que o produto final de sua performance é importante, entretanto o que você (atleta) realmente controla? Você tem controle sobre sua futura performance, ou o que você pode fazer para chegar lá? Será que você pode focalizar no processo para um melhor resultado final? A resposta é sim! Este artigo, traz algumas opções para você melhorar o produto final de sua performance se concentrando no processo para chegar até lá.

Assim, você simplesmente não pode pensar em focalizar apenas em nadar mais forte em práticas para ter melhores resultados. Técnica, eficiência, e vários outros fatores devem ser considerados na sua concentração com resultados bem mais expressivos. É como se você fosse um golfista, e para tentar melhorar a sua tacada você se concentraria somente no fato de tentar jogar a bola o mais longe possível. A correta concentração seria na jogada do seu corpo, na quebrada do seu punho na tacada, na rotação de seu quadril, e assim por diante.

Em cima destes exemplos, parece ser mais simples entender o processo aonde você pode melhorar a sua performance. Isso não quer dizer que seja fácil mas é o melhor caminho para você atingir os seus objetivos. Confira alguns destes passos:

Defina processos com objetivos. Você pode colocar uma meta de estar entre os 3 primeiros de determinado campeonato ou um determinado tempo a ser atingido. Mas isso em combinação com outros objetivos mais específicos como manter a correta posição de "streamline" após cada virada ou manter um determinado padrão de estilo para os primeiros 75 metros da prova.
Use visualização para concentrar-se e melhorar a sua técnica. Atletas que usam visualização com freqüência estam melhor preparados para os próximos desafios por estarem sempre "vendo" e "sentindo" o processo de "realizar seus sonhos". Porém, visualização é uma técnica mental que tem um grande valor no desenvolvimento da técnica. Utilizando-a você pode adicionar uma espécia de ajua extra para atingir determinada técnica em seu estilo. Assim, antes de nadar, você estará mentalmente preparando-se para executar uma correta execução do seu nado, preparando-se, vendo e sentindo o seu processo de execução.
Mantenha o seu processo de conversar consigo mesmo focalizado no processo. Fale com você mesmo dizendo o que você precisa para atuar melhor. Trabalhe isso na sua mente e o que você precisa fazer para conseguir realizar seu objetivo. Ou seja, ao invés de dizer apenas tenho de nadar para 1:05, fale com você mesmo a respeito de explodir na saída do bloco, finalizar o seu estilo corretamente, trabalhar bem na sua pernada, e em grande "streamline" após as viradas. Se você fizer isso, o resultado final que você quer estará lá, ou seja, focalizando no processo, isso irá influenciar diretamente no produto: 1:05 no seu tempo finalo!
Faça uma avaliação de sua performance baseado no processo. Quando avaliar sua performance evite a tendência de julgar apenas como foi seu tempo final, lugar ou pontuação. Ao invés disso, avalie elementos da sua prova como saída, viradas, sua freqüência de nado. Avaliando o processo, você terá uma melhor análise do que você precisa fazer para melhorar o produto final (seu tempo) e dará a você uma nova concentração para o programa seguinte.
Este processo não é fácil, pois a tendência natural é sempre focalizar no resultado final, entretanto as ferramentas acima citadas poderão lhe ajudar a encaminhar o processo na concentração correta do mesmo.

Sobre o autor - Suzie Tuffey Riewald, PhD, formada em Psicologia do Esporte e Ciência do Exercício na Universidade de North Carolina, diretora do Departamento de Psicologida da USA Swimming, Diretora assistente de Treinamento do USOC - United States Olympic Committee.

ROSE ADDE

Real Time Web Analytics