terça-feira, abril 10, 2007

O ganhos invisíveis do treinamento de Natação

Muitas vezes não damos devido valor ao que ganhamos quando estamos treinando. Achamos que apenas ganhamos medalhas, um fisico melhor e talvez algum dinheiro ou mesmo uma bolsa de estudo. Bem, logicamente que isto são coisas que a natação nos dá a possibilidade de conseguir, porém existem aspectos muito mais importantes envolvidos e que com certeza ganhamos ao longo de nossos anos de treinamento. Abaixo reproduzo uma materia do ótimo site BestSwimming onde aparece um interessante relato do nadador Ian Crocker, dias após ele ter desclassificado a Equipe Americana no revezamento 4x100 Medley por saída escapada. Vale relembrar que se ele não tivesse saído escapado, provavelmente seria outro Ouro americano, com outro Recorde Mundial além de fazer com que Michael Phelps se torna-se o maior nadador de todos os tempos ao conseguir seu 8o Ouro no Mundial, um fato inédito.
Leia e reflita o que fala um nadador que hoje tem patrocínios milionários e ainda vê o treinamento da natação com olhos diferentes:

Saiu no Blog de Ian Crocker, publicado no site Swimroom.com uma interessante declaração do recordista mundial dos 100 borboleta e sua experiência com o revezamento desclassificado no Mundial. É o tipo da coisa que todo atleta, ou melhor, todo mundo mesmo deveria ler e refletir.
Vale a pena. No Domingo dia 1o de abril de 2007 eu ganhei uma nova cicatriz. Eu calculei mal a chegada do nado peito e acabei desclassificando o revezamento 4 x 100 Medley no Mundial. Cometer erros e nossas vidas vão lado a lado. Ter de assimilar isso é doloroso. Para mim, a dor é ainda pior pois outros estão sofrendo por conta de meu erro. Rezo a Deus para que me ajude a passar por esta fase difícil, e sempre procuro aprender as razões e as lições que tiro destes momentos. Isso vão desde coisas simples como praticar mais as passagens de revezamento até outros fatores que envolvem a natação competitiva. Quando você está nadando bem, no alto nível de performance, todo mundo é seu amigo. Todos querem apertar sua mão e te parabenizar quase que querendo dividir um pouco da sua magia. Isto não está errado, é apenas a realidade. A imprensa ama você e todos os repórteres estão sempre atrás de você nem que seja para uma só frase. Parece tudo fantasia, e na verdade é, é falso. Você realmente não sabe quem ama você ou até mesmo quem respeita você até o dia que você cai. E numa carreira como esta, você um dia cai, nem que seja pelo menos uma só vez. Ao falhar na troca de revezamento, a imprensa fez o trabalho dela. Você tem de aceitar e respeitar. Não havia, óbvio, ninguém lá para apertar minha mão, mas o apoio que recebi foi muito expressivo. Não dá nem para contar quantos treinadores, outros membros da comissão técnica, nadadores que vieram me consolar mostrar o respeito e a consideração não pelo atleta mas pela pessoa. Muitas vezes, a única razão que me faz sair da cama para ir ao treinamento da manhã é o que a minha carreira de nadador tem me adicionado na lição de viver e onde acho que jamais encontrarei em lugar algum. O grande resultado de todo este esforço nesta carreira são os aprendizados, as experiências, estas são as verdadeiras recompensas. Infelizmente, quando você está nos mais altos degraus da vitória você esquece as durezas e a realidade da vida. Muito pouco se ganha com os altos níveis de sucesso nas vitórias, fora as medalhas. Quase tudo o que levamos mesmo vem de nossas derrotas. Eu sou muito agradecido pelo que meus companheiros me deram em Melbourne. Eu sou agradecido a comissão técnica por ter me escalado para os revezamentos no Duel In The Pool. Mesmo que esta cicatriz fique e demore um bocado para ser curada, ela não me restringe. A dor um dia vai embora, e o que vai ficar será a memória e principalmente o aprendizado.

Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics