segunda-feira, agosto 27, 2007

CONHEÇA A TI MESMO

É muito comum nos dias de hoje, ouvirmos que os cientistas criaram um fabuloso telescópio, uma câmera fotográfica poderosa, um submarino incrível. Essas invenções sempre têm a intenção de conquistar algo no universo, no fundo do mar ou nos lugares mais altos do planeta. Gastam milhões de dólares, com o objetivo, sempre é claro, de melhorar a vida dos “terráqueos”. Infelizmente nós ainda não nos atentamos que a maior conquista do ser humano, é quando ele conquista a ele mesmo. De que adianta conquistar o céu, as estrela, a lua, as profundezas dos oceanos se ainda não conseguimos conquistar e conhecer a nós mesmos. O nosso interior é muito mais importante do que marte ou a lua. Começaremos a mudar de vida, de atitude e principalmente de comportamento quando passarmos a olhar mais para dentro de nós. A motivação, o entusiasmo, a força vai surgir quando começarmos a olhar mais para o nosso interior. Todas as biografias de homens e mulheres de sucesso, atletas de sucesso, que venceram crises, enfrentaram batalhas e saíram vencedores, em algum momento, eles declaram: que olharam para o seu interior, que tiraram forças do seu interior. Por que será que não compreendemos esta lição rapidamente? Por que será, que não acreditamos em nós mesmos? Por que será que estamos sempre buscando algo tão longe e algumas vezes impossível? Se a solução está tão perto de nós. Todo o nosso sucesso e fracasso estão dentro de nós. A próposito disto estava conversando com alguns atletas na Sexta Feira antes da competição e também no Sábado com uma atleta após ela nadar sua prova.

Sun Tzu em seu livro " A arte da Guerra" declarou: “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas”. Até no Petiz estava brincando com uma nadadora sobre acreditar nela sempre para poder acreditar que o objetivo que ela tinha era possível.
O que você decidiu conquistar esta semana, neste mês ou neste ano. Medalha no Brasileiro, Índices para algum Campeonato, talvez uma carreira de sucesso, uma profissão, no futuro..... Em sua lista de conquistas você colocou você mesmo? Você já decidiu conquistar e vencer o medo, a angustia, a depressão, o ódio, a magoa, a solidão, o complexo de inferioridade, a baixo-estima. Tudo que acabei de mencionar esta dentro de você. Será impossível conquistar vitórias externas se você não conseguiu conquistar a si mesmo. E para isto precisamos têr paciência, porém muita perseverança pois é uma tarefa árdua.

Quando conquistamos o nosso interior, ele se torna uma base para conquistarmos e mantermos as nossas conquistas exteriores. Se você não conquistar a você mesmo, não estará pronto para conquistar outras coisas.

Pare agora e refaça sua lista de conquistas, e coloque você no topo.

“Há quem diga que todas as noites são de sonhos. Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão. No fundo, isso não tem importância. O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado.”
(Shakespeare, Sonhos de Uma Noite de Verão)

2 comentários:

Anônimo disse...

Wlad,
eu adorei esse texto, pois eu não tinha pensado nessa coisa de conquistar a eu mesma,
obrigada!!!!
Carol (petiz 2)

Anônimo disse...

Wlad,
eu nunca pensei que eu teria que conquistar a mim mesma antes de conquistar o índice,
obrigada!!!
Carol(petiz 2)

Real Time Web Analytics