quarta-feira, agosto 22, 2007

Preste atenção na sua rotina.

Preste atenção na sua rotina. Você acorda e encara a perspectiva de um novo dia com alegria? Quando começa um novo treino, você a inicia com espírito renovado? Quando finaliza um treinamento, experimenta aquela sensação maravilhosa de dever cumprido? Agora, cheque o seu vocabulário. Quais são suas expressões favoritas? Você reclama muito? Se a resposta a essas perguntas não for nada positiva, você está precisando de uma boa injeção de motivação. Livre-se de uma vez por todas da síndrome da hiena Hardy (aquela do desenho animado, se não lembra pergunte aos seus pais que com certeza eles vão lembrar do desenho.). Oh! Isso não vai dar certo! Oh! dia. Oh! azar.A motivação é fundamental para o seu sucesso no esporte e na vida, e principalmente para a sua felicidade. Comece hoje mesmo a mudar isso. Faça uma auto-análise, veja os pontos que você precisa mudar ou revitalizar. Mude seu humor, suas atitudes e colha os resultados. Vamos abaixo a alguns pontos importantes para mudar:
Entusiasme-se!
A palavra entusiasmo vem do grego e significa ter um deus dentro de si. Na Antigüidade, era o nome do estado de exaltação ou arrebatamento extraordinário daqueles que estavam sob inspiração divina. Estes podiam transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem.Há pessoas que esperam que as coisas aconteçam para se entusiasmar e passam anos esperando uma novidade que nunca vem. É justamente o inverso. É a partir daí que tudo acontece. Quando você está entusiasmado, você vê um sentido maior no sol, na chuva, no seu treino, na sua vida e uma imensa força empurra tudo o que você faz. O sucesso é a conseqüência natural – e inevitável. Existe uma pequena diferença entre entusiasmo e otimismo. O otimista é movido pelas condições externas, é reativo. ‘ Treinei bem esta semana, meus tempos de treino foram bons, assim estou otimista. Treinei mal, não agüentei as séries no treino, assim estou pessimista. “O otimista e o pessimista estão sempre sujeitos ao que acontece com eles, se uma coisa vai bem....tudo vai bem. Se algo vai mal tudo será ruim. Agora a diferença: O entusiasmado nada o abala, ele está acima dos acontecimentos. Como não se deixe abater – apesar das adversidades – ele não perde a força e é capaz de transformar seu próximo treino, suas próxima competição. É por isso que há pessoas sempre vencendo mesmo em competições que não foram tão bem nas primeiras provas”.

Cultive o desejo ardente.
Neste disputadíssimo mundo competitivo, as pessoas desejam muitas coisas o tempo todo e ao mesmo tempo. Para sair na frente dos outros nadadores, você precisa de um diferencial. Qual é este diferencial? Hoje não basta o desejo; você precisa do desejo ardente. Quer um exemplo dessa intensidade? Um cão persegue um gato. Fim do beco. O gato, sem alternativa, arranha o cão e consegue se salvar. Que força fez o gato enfrentar o cão? O desejo ardente de sobreviver. Hoje, mais do que nunca, para vencer na natação e no mundo, é preciso desejar ardentemente.


Pare de reclamar!
Parece incrível, mas tem gente que só consegue ver o que está ruim. Para alguns atletas a reclamação é quase um vício. Reclamam de seu treino, de sua saída, de seu tempo na última competição, dos seus amigos na raia, do seu treinador. Reclamar só piora as coisas, envenena o ambiente de treinamento e contamina colegas, criando um clima de insatisfação. Fuja do espírito do eterno insatisfeito e quando se deparar com um atleta com este mal, reverta o quadro: elogie o que ele criticar, ressalte pontos positivos, encha-se de orgulho e parafraseie Machado de Assis: “Tudo está para melhor, no melhor dos mundos possíveis”.Para se livrar desse mal, a única maneira é a conscientização: reclamar não resolve o problema! Se você está insatisfeito, vá a luta.


Estabeleça metas, escreva-as e cumpra-as.
Quantas vezes fazemos planejamentos maravilhosos, damos início a uma temporada de treinamento com inúmeros objetivos, porém o que acontece com eles no decorrer desta temporada? Muitas vezes não vemos o resultado de nossos objetivos, simplesmente porque eles não sobrevivem, eles não são alimentados dia a dia. E isso serve para tudo: desde um objetivo para o Brasileiro/Sudeste até um objetivo particular em nossas vidas. Dica: Faça uma grande planilha, coloque metas, datas, cole fotos,deixe-a em local bem visível. Além de evitar que você perca o foco, mantém seu entusiasmo renovado. Imagine você acordando com uma foto gigante na parede de uma medalha, ou mesmo uma cartolina colada na parede com um tempo escrito nela com letras gigantescas!!! Não seria motivante??
Não deixe para amanhã!
O tempo é a única vantagem estratégica que não pode ser comprada, vendida e nem fazer empréstimo. O tempo não tem valor. E nos dias de hoje, administrá-lo com eficiência é decisivo para o manter o entusiasmo. Não existe nada mais desestimulante do que ser surpreendido por estar a alguns dias da sua competição importante e lembrar de quanto tempo foi desperdiçado nos treinamentos. Vai fazer um educativo? Vai trabalhar alguns tiros de velocidade com virada? Algumas saídas?? Execute direito! Nesses treinos demoramos cerca de 10, 15 minutos. É muito pouco tempo. Aproveite o tempo. Aproveite este treino. Sem contar, que administração correta do seu tempo é fundamental para o sucesso.

Tenha um projeto pessoal

O primeiro passo é definir o que você quer para você. Quer ir para o Sudeste? Quer ganhar uma Medalha no Brasileiro? Quer nadar uma prova para determinado tempo? Faça essa auto-análise, trace metas, estabeleça aonde quer chegar e coloque em prática o que precisa ser feito para alcançar seus objetivos. Esse compromisso é seu. Você é quem deve se preocupar com o seu crescimento. Quem não investe em si próprio perde tempo e principalmente felicidade. E isso vale para todos os setores da sua vida, não apenas o esportivo.


Rumo ao sucesso
O Sucesso está ao seu alcance, assim evite reclamar. Procure ver todos os pontos positivos que tem. Todos temos pontos negativos e positivos. De mais atenção ao seus pontos positivos... as suas conquistas, e menos aos seus momentos ruins. Às vezes deixamos passar muitas coisas boas simplesmente por só querer ver o lado ruim de tudo. Você conhece a história do homem que pensou estar morrendo porque em toda parte do corpo que tocava sentia uma dor atroz? Quase agonizando, procurou ajuda de um médico e se queixou. “Socorro! Estou morrendo. Toco o meu joelho e dói, toco meu rosto e dói.” Pois bem, diagnóstico do médico: ele estava com o dedo quebrado.

Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics