Porém muitas vezes os atletas não dão a devida importância em nadar estilos que não são os seus “melhores” em competições. É como se o atleta que nada bem borboleta, quando é escalado para nadar peito em uma competição, nada por nadar não dando a devida importância. Isso é errado logicamente principalmente na formação (atletas petizes e infantis), porém talvez mais errado ainda para nadadores de medley principalmente juvenis e júniors.
Esses nadadores precisam entender que necessitam para melhorar seus estilos fracos no medley, necessitam treinar mais o estilo fraco durante os treinamentos. Mas devem também nadar competições específicas deste estilo, e quando digo competições, digo competições importantes (Paulistas por exemplo) para que possam realmente se esforçar e demandar a energia necessária para este estilo. Abaixo uma pequena matéria (fonte: BestSwimming ) de uma Competição que acontece agora no Missouri (inclusive com alguns brasileiros), é uma competição regional que vai ter a presença de vários dos melhores nadadores dos Estados Unidos e do Mundo. A matéria aponta as provas que dois dos melhores nadadores de Medley do Mundo, e que vão estar com certeza disputando medalha em Pequim, vão nadar no Missouri. Note que Phelps e Lochte vão nadar a prova de 100 Peito, que com certeza não estará em seus planos na Olimpíada. E este não é um simples Regional, a competição está tão forte que para se ter uma idéia os 100 Livre feminino os 8 melhores tempos estão na casa dos 55 segundos. Nos 100 Livres Masculino os 8 melhores tempos estão na casa dos 48 segundos. Nos 200 Livres feminos, 11 tempos abaixo dos 2 minutos. Dá para perceber então que tanto Lochte quanto Phelps não vão para brincar nos 100 Peito.
PROVAS DE PHELPS E LOCHTE NO MISSOURI
Thiago Pereira vai nadar quatro provas no Grand Prix do Missouri, 100 livre, 200 costas, 200 e 400 medley. Destas quatro, ela nada contra Michael Phelps apenas em uma, nos 400 medley. Thiago contra Ryan Lochte vai nadar mais vezes. Das quatro provas que nadará no Missouri, enfrenta Ryan em três delas (100 livre, 400 medley e 200 costas).
Provas de Michael Phelps (6)
200 borboleta, 200 livre, 400 medley, 200 livre, 100 costas, 100 peito
Provas de Ryan Lochte (7)
100 livre, 200 costas, 200 livre, 400 medley, 100 borboleta, 100 costas, 100 peito
Resumo da Competição
600 nadadores inscritos
120 clubes participantes
20 nadadores olímpicos de diferentes nações
15 países representados na competição
8 nadadores brazucas na água
4 provas para Thiago Pereira, Gustavo Calado e Henrique Rodrigues os brazucas que vão nadar mais
4 Olimpíadas para Dara Torres a mais velha da competição
3 finais a serem disputadas em cada prova A, B, C
obs.: E já que estamos falando de Lochte, lembramos que em Julho teremos novamente um grupo indo aos Estados Unidos na Universidade da Flórida para alguns de treinamento. Aguardem informações.
Wlad
Nenhum comentário:
Postar um comentário