quarta-feira, julho 30, 2008

Treinamento - Quem te Desafia Durante os Treinamentos?

O que motiva um nadador? Acima de tudo o que motiva um nadador durante os treinamentos? O que faz um atleta Olímpico ou recordista mundial treinar duro dia após dia, semana após semana?
Ontem estava conversando com uma atlea após o treinamento que alguns atletas treinam mais forte quando estão ao lado de nadadores mais fortes. Suas séries e seus tempos são melhores quando tentam acompanhar nadadores mais fortes no treino. Porém, como será então que alguns nadadores (por sinal os melhores do mundo) treinam? Afinal grande parte deles não tem nenhum adversário nos treinamentos. Alguns sequer tem companheiros de treino durante seus treinamentos.
O atleta tem de aprender que o maior motivador está dentro dele. Lógico que você treinar junto com algum atleta mais forte dá mais motivação, especialmente se for da sua idade ou sua prova. Porém e quando você não tem um atleta ao seu lado? E quando determinado atleta que treina com você uma série de crawl, talvez não consiga te acompanhar numa série de peito? O que fazer? Como treinar?
Bem..... como disse anteriormente a resposta está dentro do atleta. É ele o senhor de suas ações. É ele que tem o comando sobre sua motivação, sobre como superar a dor, superar o cansaço.
Cabe ao atleta, se realmente quer mesmo atingir seus objetivos, traçar estratégias que lhe façam superar-se a cada treino, a cada série.... e principalmente a cada tiro.
Imagine no dia que você cai na primeira série de um Brasileiro ou Paulista e não tem ninguém para te puxar.... como fará então?
O maior motivador está dentro de nós! O maior adversário no treinamento está dentro de nós.... somos nós mesmos.
Abaixo um vídeo do Treinamento Olímpico que os atletas americanos estão fazendo estas semanas antes da Olímpiada. Você pode pensar - "Agora eles estão treinando forte, afinal juntou todos os atletas, as séries no treinamento estão sendo fantásticas cada um puxando o outro. Cada um motivando o outro, um não querendo perder do cara (menina) do lado." Bem, na realidade não é isto que acontece. Por mais que façam os treinamentos na mesma piscina, que treinem juntos algumas séries, a parte principal... o que realmente importa para cada um dentro do seu programa de treino, estabelecido com seu treinador, é feito sozinho.
E pense..... por mais que estejam juntos agora.... durante todos os meses anteriores a Seletiva Olimpica (que realmente é o que importou) estavam sozinhos em suas piscinas, desafiando-se durante as séries.
Abaixo o treinamento de vários atletas, o primeiro é de Elisabeth Beisel. Ela está fazendo 10x100a cada 2.00, em piscina longa, ritmo de prova. A média anterior era 1.02, agora seu objetivo é 1.01 ou melhor. Depois o vídeo vai mostrando outros atletas também em seu "treinamento solitário" e FORTE.

Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics