A maior parte dos nadadores acredita que para melhorar o tempo basta investir no aumento da força, da condição aeróbica. Ou seja, quanto mais forte eu fico .... mais rápido eu nado. Quanto mais rápido eu giro os braços na água...... mais veloz na água eu fico. ERRADO.
Conforme nadamos a água coloca uma resistência em nossos corpos devido à forma de nosso corpo. Essa resistência vai aumentando quanto mais nós aumentamos a nossa velocidade na água, numa

proporção exponencial. Assim não adianta apenas aumentarmos nossa velocidade, é muito mais proveitoso, rápido e eficiente, diminuir nossa resistência na água.
Como conseguir isto então?
Com uma melhor posição na agua, melhorando nossa técnica e nossa flexibilidade. Na realidade, é isto que estes trajes de competição, tão famosos, fazem. Diminuem o atrito da superfície do nossa pele e também comprimem o corpo em certas regiões para que possamos nos "posicionar" melhor na agua.
Na foto ao lado, veja uma foto do Phelps e a onda que se forma conforme ele avança na água. E estamos falando do Phelps, atleta com um otimo biotipo hidrodinâmico, muito flexível ...... e usando o tal traje tecnológico.
Quando saímos da parede nas viradas estamos com uma velocidade altíssima, superior a velocidade de nado. Nesta hora nossa resistência tem de ser a mínima possível,
pois se não teremos um atrito ainda maior. É nesta hora que entra o tão famoso STREAMLINE.
Assim, invista em melhorar sua técnica, sua posição na agua, sua flexibilidade, suas saídas de borda em streamline, e perceberá seu tempo melhorar muito.
Abaixo uma foto da saída de virada de Phelps. Perceba que ele consegue diminuir muito o atrito com sua posição em streamline.

Nenhum comentário:
Postar um comentário