quarta-feira, abril 01, 2009

Tecnologia na Natação


Depois de uma série de reclamações hoje em dia as regras para os trajes de competição estão um pouco mais apertadas. A Fina já aprovou a regra que diz que não podem ser utilizados mais dois trajes simultaneamente, mesmo as mulheres não vão poder utilizar embaixo de seu LZR, Blueseventy ou mesmo maiô normal, um mero Sunkini.
Comprimento e extremidades do corpo que podem ser cobertas pelo traje são também objeto de atenção por parte da Fina. Espessura também será objeto de análise.
Porém como na Formula 1, onde todo ano se colocam regras para se reduzir a velocidade dos carros, a tecnologia vem para superar os limites. Ainda sem aprovação mais um traje tecnológico vai estar nas prateleiras em breve. É o SPLISH, um novo traje que promete diminuição de até 20% do atrito com a água, com uma tecnologia que (conforme o fabricante) faz com que o mesmo possa ficar submerso por vários dias que não irá absorver água.
Bem.... se realmente o Traje funciona (apenas um nadador master o utilizou segundo os rumores e parece que melhorou o tempo), se realmente é verdade o que promete ou mesmo se será produzido ou aprovado pela Fina isso não se sabe. O que se pode dizer é que no futuro mais e mais avanços tecnológicos vão acontecer no esporte ( e em outras áreas) fazendo com que recordes continuem caindo.

Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics