Muitas vezes entramos em uma competição com vários "astros" da natação de nossa categoria. "Astros" seriam aqueles atletas que de antemão tem os melhores tempos, são campeões ou recordistas. É muito difícil psicologicamente nadar contra eles (ou elas). Muitas vezes nem acreditamos que possamos estar ali... numa final ou naquela série. Isto, para alguns atletas, pode levar a competir com " freio de mão puxado", digo, não dando tudo, pois não acredita em si, pensa nunca poderá vencer os "astros". E ai talvez esteja o maior erro de qualquer nadador. Não acreditar. Não dar tudo o que pode pois acredita que existem atletas melhores do que ele.
Abaixo coloco um vídeo das Olímpiadas de Inverno e 2002 em Salt Lake City. Acompanhe no vídeo o que acontece e principalmente no final da prova. Repare que teremos várias pessoas comentando o fato, três deles estão ligados a natação. Geoff Hugill - nadador australiano Medalhista Olímpico, Kierin Perkins - Multi Medalhista Olímpico e várias vezes Recordista Mundial e Laurie Lawrence - um dos mais famosos e bem sucedidos treinadores de natação australiano.
Obs. A propósito, existem dois ótimos conselhos no vídeo abaixo. O primeiro é "Acreditar sempre!", óbvio. Valendo um chocolate para o atleta que descobrir o outro. Dica... está na fala de um dos comentaristas. Vale para o primeiro nadador e para a primeira nadadora que vier me falar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário