Ola como vão. Sempre que temos uma competicao com piscina de apoio o treinador manda os atletas após a prova soltarem. Alguns atletas não gostam muito, mas este é um procedimento dos mais indicados para que o nadador possa estar melhor preparado para sua proxima prova ou para o dia seguinte. Abaixo um ótimo texto publicado na bestswimming.com, sobre o assunto.
A IMPORTÂNCIA DA SOLTURA
Divulgação
Alex Pussieldi
Publicado em 06/10/2006
Nadar em alta intensidade, seja no treinamento ou em competição, ocasiona mudanças metabólicas no organismo do atleta. Elas podem ser a produção de fostato inorgânico, ADP, íons de hidrogênio e principalmente ácido lático. Este último, o pior deles pelo seu acúmulo na musculatura e comprometimento da performance. Estas mudanças metabólicas associadas com as condições físicas acabam por sacrificar a próxima performance do nadador caso não ocorra a devida recuperação.
A soltura, a recuperação ativa para ser mais claro, facilita a remoção e utilização do ácido lático após uma prova ou uma série forte. A intensidade da soltura atua diretamente no tempo de recuperação e na remoção/utilização do lactato pelo organismo. Assim, atividades muito intensas podem continuar a produzir mais lactato, enquanto se forem muito fracas não serão suficiente para ocasionar a remoção/utilização do lactato acumulado. A atividade ativa é cientificamente comprovada como mais eficiente do que a passiva.
Por conta da utilização das fibras rápidas da musculatura, os velocistas produzem mais quantidade de ácido lático do que os nadadores de fundo. Isso também indica que os velocistas demoram mais tempo para a remoção do lactato do que os nadadores de fundo. Isto, tanto nas provas de competição como no treinamento.
A intensidade e a duração da soltura dependem diretamente da prova que o nadador está atuando e de suas características individuais.
DISTÂNCIA / ESPECIALIDADE
DURAÇÃO DA SOLTURA
INTENSIDADE / FEQ CARD
Velocistas 50 e 100 metros
25 minutos
Fácil 120-130 bpm
Meio fundo 200 a 400 metros
20 minutos
Fácil - Moderado 130 - 140 bpm
Fundistas
10-15 min
Moderado 140-150 bpm
Em competições, onde não houver piscina de soltura a disposição, os nadadores devem tentar fazer suas solturas em atividades na terra. Isso inclui flexibilidade, alongamento e até pequenas corridas e movimentos de braços e pernas. Mesmo que na terra, os movimentos ajudam a circulação e facilitam a remoção/utilização do ácido lático produzido e acumulado durante a prova. Tal tipo de exercício apresenta recuperação mais rápida do que o completo descanso passivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário