quarta-feira, agosto 13, 2008

APRENDENDO COM OUTROS ESPORTES...

O que mais gosto nas Olimpíadas é a oportunidade de observar outros atletas em outros esportes e ver como reagem à pressão e à competição. Gosto muito de ver o judô, que é um dos esportes brasileiros mais vitoriosos em Olimpíadas e, com o judô aprendi basicamente duas coisas:
1 – É muito mais fácil chegar ao topo do que permanecer nele. E isso é muito fácil de se explicar. Quando se é o melhor, todos te observam, estudam e copiam. Trabalham, treinam e sonham apenas com uma coisa, ganhar de você. Quando se está no topo, não se tem a quem copiar, vale muito sua disciplina sua consciência e sua vontade de continuar sendo o melhor, para isso, o trabalho deve ser dobrado.
2 – Nunca se deve deixar a decisão dos seus sonhos para outras pessoas. Depois de tanto treino, de tanto trabalho e dedicação, não se deve deixar um árbitro decidir quem ganhou. O atleta deve fazer o máximo para não dar deixar nenhuma dúvida de quem será o vencedor. O objetivo sempre deve ser o Ippon – o golpe perfeito.
Transportando para nossa realidade, treine mais do que seu adversário se ele estiver na frente e duas vezes mais se ele estiver atrás de você e nunca queira ganhar na “batida de mão”, sempre abra a maior distância possível do próximo nadador.


Mixirica

Um comentário:

Anônimo disse...

ive done something here to have you a few cents!

Real Time Web Analytics