quarta-feira, janeiro 28, 2009

Acredite em Acreditar

Abaixo um resumo do Bate-Papo que tive com a Equipe Juvenil, Júnior e Sênior nesta Terça-Feira.

Como pode Dara Torres com mais de 40 anos ter os resultados que teve na ultima Olimpiada de Pequim. Para as Olimpíadas de 2000 ela esteve afastada da natação por 7 anos, e cerca de um ano e meio após voltar aos treinamentos, conquistou 5 medalhas em Sydney. Agora para Pequim, também depois de vários anos sem nadar voltou e conquistou mais medalhas no revezamento e por apenas 1 centésimo não conquistou o Ouro Olímpico em uma prova individual.
Ontem conversando com os atletas do Juvenil Júnior e Sénior discutimos os objetivos para a Temporada de 2009. Entreguei para eles a imagem abaixo onde constam várias das inúmeras palavras motivacionais que fazem parte de qualquer bate-papo de treinador, pai, professor, palestrante motivacional, palestra de neuro-linguística, etc. Essas palavras tem de estar presente sempre com a gente, cada uma delas traz um sentido e um algo a mais em nossa caminhada diária nos treinos, na escola, na profissão e principalmente na vida. Seu conjunto nos leva a atingir nossos OBJETIVOS e também fazer nossos SONHOS se transformar em realidade. Todas são muito importantes, todas imprescindíveis em maior ou menor grau. Porém ontem eu conversei apenas sobre uma delas que na minha opinião, talvez fosse a mais importante. Qual seria para você dentre as palavras abaixo a que realmente é a mais importante?. Qual seria a que realmente faz a diferença?. Qual que norteia o seu sentido de alcançar objetivos.


Para mim a palavra ACREDITAR tem um significado incrível e fundamental ligando todas elas. Afinal muitas vezes determinamos nossos OBJETIVOS, nossos SONHOS e na maioria das vezes não acreditamos realmente que possamos conquistá-los. Queremos ..... mas náo acreditamos.
Misty Hyman era uma das melhores nadadoras americanas de borboleta, na década de 90. Era uma das melhores do mundo, porém na época a melhor nadadora de Borboleta do Mundo era a Australiana Susan O´Neill que por mais de 5 anos nunca havia perdido uma prova sequer nos 200 Borboleta. Nas Olimpíadas de 2000 na Austrália, Misty Hyman conseguiu bater Susan O´Neill em seu próprio pais. Cerca de um ano antes desta façanha, Misty teve um resultado horrível ao terminar em 3º Lugar nos Jogos do Pacifico, quase 5 segundos atrás de O´Neill que conquistou o Ouro e quase bateu na prova, o Recorde Mundial que já durava 20 anos. Um dos treinadores de Msty, encontrou ela no caminho para a piscina de soltura logo após esta prova. Ele conversou com ela , dizendo que se havia alguma nadadora que poderia ganhar de O´Neill nos 200 Borboleta, somente poderia ser ela. E que não importava o que ele achava, se ela realmente não acreditasse nisto..... que não acreditasse que ela poderia vence-la. A partir daquele momento, Misty passou a acreditar que aquilo realmente poderia acontecer. Que se nadasse a prova certa ela poderia vencer O´Neill.

Durante os próximos 12 meses que antecederam a Olimpíada de Sydney, Misty treinou acreditando que ela poderia. Neste tempo ela teve desapontamentos, perdendo o Campeonato Americano, ficando doente, perdendo alguns treinos..... porém não deixou de acreditar nela e que poderia conquistar seu objetivo. Um mês antes da Olimpíada de Sydney nas Seletivas Americanas, ela abaixou quase 4 segundos seu tempo (2.09.2 para 2.05.88) e um mês depois conquistava seu sonho, ao ganhar o ouro em Sydney, batendo O´Neill.
Como isto aconteceu? Lógico que com muito treinamento, empenho e dedicação. Mas nada disto serviria se ela não ACREDITASSE realmente que poderia.
Se eu perguntasse a você se você poderia ser CAMPEÃO OLÍMPICO. Certamente você diria que NÃO. Que é impossível. Você não acreditaria em mim. Qual o motivo?
Agora olhe os tempos abaixo

100 Livre Masculino 55.2
400 Livre Masculino 4.18.3
100 Livre Feminino 1.01.2
400 Livre 4.50.6

Se eu perguntasse se você poderia fazer um dos tempos acima. O que diria? Tem tenho certeza que diria, LÓGICO. Alguns até diriam "- AH WLAD, EU JÁ FAÇO ESSES TEMPOS!!!" Bem esses tempos acima, foram os tempos que ganharam as medalhas de Ouro nas Olimpíadas de 1960 em Roma. Você pode então pensar..... Pera ai, mas isto foi a quase 50 anos atrás. Isso é passado.
Porém eu digo se voltassemos no tempo agora, voltassemos 50 anos no tempo, a primeira pergunta que eu fiz para você seria respondida por você desse jeito " - NÃO, EU NÃO POSSO SER CAMPEÃO OLÍMPICO". E a segunda seria não "– NÃO, EU NÃO CONSIGO FAZER ESTES TEMPOS". Isto pois se você estivesse vivendo naquela época, esses tempos seriam as barreiras, os limites, coisas que SÃO IMPOSSÍVEIS PARA QUALQUER MORTAL CONSEGUIR, seria o mesmo que Phelps faz hoje. Eram os melhores tempos do mundo. Ahhhh, mas você pode estar falando. MAS WLAD, HOJE SE TREINA MAIS, SE TEM MAIS TECNOLOGIA, EXISTE MAIS FISIOLOGIA EMPREGADA NO TREINO, OS TREINADORES SÃO MELHORES..... TEM ATÉ LZR-FASTSIN-TRAJES TECNOLÓGICOS. Te digo que naquela época os nadadores que fizeram estes tempos, treinavam também bastante, eram nadadores extremamente eficientes, muito fortes e altos, muito técnicos, treinados pelos melhores treinadores do mundo, nos melhores centros de natação do mundo, com equipes de médicos e preparadores extremamente qualificados. Os tempos que estão acima, muitos atletas hoje em dia chegam a fazer em piscinas cheias de marola (sem tecnologia), sem trajes tecnológicos, sem raspar, e mesmo até durante o treino, cansados após uma série forte. E estes tempos são fáceis para uma grande quantidade de nadadores no mundo ainda jovens.
O que quero dizer que a 50 anos esses tempos eram impossíveis de se fazer pois eram as BARREIRAS na época. Assim era muito difícil de se acreditar que seria possível de faze-los.
Dara Torres e Misty Hyman tiveram que acreditar que seria possível alcançar seus objetivos antes mesmo de alcança-los. Dara Torres a principio acreditava, tanto em Sydney 2000 quanto agora em Pequim 2008, que poderia participar do Revezamento. Depois passou a acreditar que poderia estar em uma prova individual. Depois que poderia ganhar uma medalha..... e depois que poderia ganhar uma medalha de Ouro.
Vocês acham que Michael Phelps quando estabeleceu seus objetivos para Pequim, acreditava ou não, que poderia ganhar 8 Medalhas de Ouro? Imagino que a garnde maioria das pessoas pensava o contrário, pois 7 Medalhas eram a Barreira a Ser Quebrada. Michael foi mais longe.... acreditou que poderia mais, não existia a barreira dos 7 Ouros para ele, e ai acreditando mais.... FEZ MAIS.
Objetivos verdadeiros são produtos de se ACREDITAR REALMENTE neles. Assim devemos aprender a ACREDITAR. Devemos ter em mente que acreditando em nossos objetivos, nós podemos alcança-los. Nós podemos realiza-los.
Os americanos dizem algo como: BELIEVE IN BELIEF, ou seja, ACREDITE EM ACREDITAR.
Faça sua parte, ACREDITE EM VOCÊ e em SEUS OBJETIVOS REAIS. Não adianta apenas nós treinadores ACREDITARMOS. A partir do momento que você realmente ACREDITAR que pode realizar o que se propôs, que aquilo que propôs é possível, fará tudo que estiver ao seu alcançe para realizá-lo. Não medirá esforços, terá foco, determinação, empenho, liderança, raça etc etc etc. Ou seja, terá todas aquelas outras palavras que estão na figura acima, dentro de você.

Parece difícil, sei que é. Parece impossível, sei que pode ate parecer. Mas faça como eu - ACREDITE EM ACREDITAR!

Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics